Blogueira, consultora de moda e personal shopper.Divulgação e dicas de Moda, Arte, Design e Decor.

25 de julho de 2009

A Alma Imoral


A espécie humana hoje enfrenta um mundo que realmente se estreitou.

O homem trai para resgatar sua semente fora do aprisionamento quantitativo da monogamia. E a mulher trai para resgatar sua semente fora do aprisionamento qualitativo da monogamia.

As tradições trazem o poder das instruções do passado, e as traições trazem o poder das instruções do futuro.

Quantos de nossos esforços são oferendas ao nada...

Mas como gritarmos em praça pública que continuamos a nos perceber nús??

Eu acredito que o homem deve encontrar a sua religião, assim como eu tambem acredito que as religiões devem encontrar os seus homens.

Contratos honestos devem ser redefinidos constantemente.

O novo livro de Nilton Bonder, A alma imoral, mostra que, num mundo de interdisciplinaridade, religião e biologia, tradição e sobrevivência, continuidade e mutação não são áreas desconexas. Mas do que tudo, num mundo que redescobre o corpo, faz necessária uma nova linguagem para descrever a natureza humana. Os milenares conceitos de corpo e alma, propõe Bonder, são o primeiro registro de uma proposta biológica - de estudo da vida e de suas leis.

Num texto que provoca a comparação entre preservação e evolução com tradição e traição, A alma imoral aponta para um paraíso onde os únicos mandamentos eram "multiplicar-se" e lidar com a questão da "transgressão". A consciência humana é formada desta descoberta fantástica de que nossa tarefa não é apenas a procriação, mas, nas condições certas e na medida certa, transcender a nós mesmos. Esta traição para nós mesmos, que é vital para a continuidade da espécie, gera o conceito de alma.

Para Bonder, a alma é o elemento do próprio corpo que está comprometida com alternativas fora deste corpo. E, enquanto o corpo forja a moral para garantir sua preservação através da procriação, a alma engendra transgressões. Esta alma que questiona a moral, assumindo-se muitas vezes imoral, é apresentada através de incontáveis transgressões em textos e conceitos antigos.

Um livro de profundo impacto na reflexão sobre o certo e o errado, a obediência e a desobediência, as fidelidades e as traições. Um convite a conhecer as profundas conexões entre o traidor e o traído, entre a marginalidade e a santidade, entre a alma e o corpo.

Fonte: http://www.editoras.com/rocco/022088.htm

O espetáculo
Situações são lançadas e seguem para cada espectador em busca de respostas silenciosas e penetrantes.
Clarice Niskier, ganhadora do prêmio Shell 2007 de melhor atriz, diz que cada apresentação é um presente. "Minha compreensão é diária, o texto é muito vivo dentro de mim. A Alma Imoral levanta a questão da vida. Existe vida além da luta pelo poder, ela vai além das ações diárias. Ela abre portas para falar da tolerância, da honestidade e tenta colocar a alma em cada feito que realizamos durante a caminhada", conta a atriz.

Livraria Cultura - Teatro Eva Herz (166 lugares). Avenida Paulista, 2073 (Conjunto Nacional), 3170-4059, Metrô Consolação. Segunda e terça, 21h. R$ 50,00. Bilheteria: a partir das 14h (seg. e ter.); 14h/ 20h (qua. a dom.). Cc.: todos. Cd.: todos. Até 29 de setembro.